terça-feira, 30 de março de 2010

COISINHAS DO DIA A DIA EM TORONTO

Eu comentei num outro post que conforme fosse lembrando das coisas de quando morei em Toronto, eu escreveria.
Pois bem! Mais algumas notinhas!

Logo que cheguei fui apresentada ao Brasil Remittance. Lá você pode fazer remessas de dinheiro para o Brasil ou do Brasil para o Canadá, vender seus reais ou até comprar algum!! A taxa de serviço para você mandar dindin pro Brasil é a mesma (pelo menos era) para qualquer valor, ou seja, se for mandar $100 ou $1000 você paga $ 10 de taxa de serviço. Eu mandei dinheiro pra cá e deu tudo certissimo, caiu na minha continha e de quebra peguei uma taxa de câmbio boa!

Para ligar pro Brasil eu usava o Amigo Card . Tem de vários valores. Eu costumava comprar o de $5 e podia falar 8 horas com o Brasil, até porque tem validade!! (eu já perdi uns $5 de um cartão de $10, daí eu ‘descobri’). Existem outros cartões para ligações internacionais, claro, mas todo brasileiro que conhecia usava o Amigo Card.

Em Toronto aprendi a cuidar mais do meio ambiente e cooperar mais. O lixo é todo separado em garbage bins (latas de lixo) reciclavel, não reciclavel e uma para coisas da natureza, tipo grama, terra (não me lembro o nome certinho). Comprei minha sacola de ‘pano’ para compras e nos reeducamos para usar as sacolas de plástico somente quando extremamente necessário. Foi ótimo porque percebemos que não precisamos de tantos sacos plásticos na vida!!!

Transporte em Toronto, na minha opinião é excelente. Aqui em São Paulo estou acostumada a andar de carro e raramente uso metro e, onibus, mais raramente ainda! Então pensei que em Toronto seria tão dificil de acostumar...mas imagine só!! Juro que não senti falta de carro por lá! No site do TTC você encontra tudo ou quase tudo que precisa saber.
O Metro Pass seria como nosso bilhete único mas bem mais evoluido!! Existe Metropass para 1 dia, para 1 semana ou para 1 mês. E com ele você pode andar de transporte público o dia inteiro sem ficar pagando as passagens!! Já o bilhete único....vc pode até pegar duas conduções e de olho no tempo né, sendo que na segunda condução você paga um pouquinho menos...
Em relação ao transporte ainda, os onibus depois de certo horário (se não me engano após 21) param fora dos pontos para as mulheres embarcarem ou desembarcarem.

E pra finalizar, confesso que, mesmo sendo uma cidade grande com todos os problemas de cidade grande, não me senti em algum momento ameaçada como me sinto aqui em São Paulo. Algumas vezes eu e o Carlos iamos pra casa de madrugada (após o trabalho) de bicicleta ou a pé (uns 15 min) sem medo algum. Outras vezes saimos no meio da noite para fumar um cigarro na rua sem maiores problemas. Claro que não deve ser assim sempre e em todo lugar. Lógico que deve existir lugares perigosos onde se deva tomar mais cuidado, mas oq quero dizer aqui é que não me senti acuada, amedrontada, apavorada e afins lá em Toronto como me sinto aqui em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário