sábado, 21 de agosto de 2010

XENOFOBIA ????

Este mês está acontecendo o Festival Brasileiro em Southbank e em Camden ( me corrija se esqueci de mencionar algum lugar).

Quero fala especificamente do de Camden Fringe Festival.

Pra quem não sabe, o Carlos é ator. Há alguns meses atrás, alguns amigos dele, do Brasil, receberam um convite de Camden Fringe Festival para apresentarem uma peça de teatro no festival. Foi a maior euforia, sairam numa reportagem no jornal Brazilian News; estavam muito muito empolgados. Começou todo esforço lá no Brasil pra esta grande oportunidade de mostrar o trabalho tão suado e amado à mais um pedacinho do mundo. O Carlos acompanhou tudo daqui, também super empolgado. O pessoal apertou daqui e dali para comprarem as passagens, pagar a estadia, enfim! Viajar não é baratinho e ainda mais pra Inglaterra! Ok!! Isso era pra acontecer a semana passada.

Mas quando chegaram no aeroporto de Heathrow segunda-feira passada (16/08) não puderam "entrar" na Inglaterra. Coisa muito chata, desagradável e inesperada!!! Todos ficamos muito chocados, realmente e extremamente indignados! Confesso que EU me decepcionei mais um pouquinho com a Inglaterra. Pra quem acompanha meu blog, deve ter percebido que ainda não cai de amores por Londres. Tanto eu como Carlos já conversamos sobre aquela antiga idéia de "morar aqui pra sempre" e mudamos os planos. Agora, o que aconteceu acabou reforçando a minha impressão.

" Queridos amigos

Há aproximadamente 6 meses, a nossa Companhia – Teatro da Curva – recebeu um convite do Camden Fringe Festival , de Londres, para apresentar o espetáculo “Otimismo”, de Voltaire, adaptação de Ralph Maizza. Estreamos esse espetáculo em 2008 e ao longo de 2 anos fizemos 3 temporadas. Esse convite representou a expansão e coroação de um espetáculo realizado com poucos recursos, mas com muita dedicação, profissionalismo e amor. Durante esses 6 meses, trabalhamos continuamente e intensamente no levantamento de recursos afim de financiar a nossa viagem, visto que não haveria remuneração financeira, e sim apenas o intercâmbio cultural. Levantamos a verba necessária e adaptamos o nosso espetáculo para atender às necessidades do público inglês, de forma a proporcionar uma ampla compreensão do texto encenado, sem que o mesmo perdesse a sua essência.
Leia a continuação aqui".

Uma prima do Carlos, quando veio para Londres em Maio/Junho, também passou pelo mesmo constrangimento. Ela entrou com o passaporte brasileiro e então teve que aguardar um bom tempo antes de abrirem suas malas, revirarem suas roupas e depois ela teve que re-arrumar tudo.

Quando fomos a Paris, de trem, ao passar na imigração aconteceu exatamente a mesma coisa. Passamos JUNTAS, mas eu com o passaporte europeu foi tranquilo. Já a Julia teve que abrir a bolsa, tirar tudo e ai reviraram e pronto. Pode fechar.

Aí fica a pergunta: xenofobia???

2 comentários:

  1. Bom dia !

    Nao e' xenofobia . ( e nao estou a tentar defender o Reino Unido ) .
    Gracas a Deus nunca passei por nenhuma situacao dessas.
    Isso acontece porke o Brasil nao pertence a Comunidade Europeia (CEE / EU). Acontece com todos os paises k estao fora da CEE !
    Um Brasileiro kuando vem pra ka ,com passaporte Brasileiro encontra sempre MUITOS problemas e obstaculos, comecando no aeroporto , vistos , trabalho... e muitos mais ! Por isso muitos depois akabam por fikar por aki ilegalmente kuando o visto akaba!- Talvez por isso a Comunidade Brasileira nao e' muito bem vista aki (porke MUITOS estao ilegais)

    Ainda o mes passado , na empresa ke meu marido trabalha foram apanhados pela imigracao mais de 20 Brasileiros ilegais ( nao vou mencionar o nome , mas e' uma companhia grande com cadeias por todo o UK e Europa - pertencente ao dono do Channel 4 )

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela colaboração Chris!

    Bjos

    ResponderExcluir